Header Ads Widget

Bolsonaro estreia nesta terça em eventos internacionais com discurso no fórum de Davos

Na primeira viagem ao exterior como presidente, ele pretende restabelecer a confiança do mundo com o Brasil. Jair Bolsonaro afirmou que discurso dele será 'muito curto' e 'objetivo'.



Há 22 dias no comando do Palácio do Planalto, o president Jair Bolsonaro fará nesta terça-feira (22) sua estreia em um evento internacional, discursando na sessão plenária do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O encontro anual dos mais ricos, poderosos e famosos do planeta começa nesta terça e se encerra na sexta-feira (25).

O fórum de Davos reúne políticos, investidores e outras lideranças com o objetivo de construir uma agenda econômica, regional e industrial em comum. O encontro deste ano tem como tema a "Globalização 4.0: Moldando uma arquitetura global na era da quarta revolução industrial".
De acordo com a assessoria do Planalto, o presidente brasileiro será o primeiro chefe de Estado latino-americano a discursar na abertura da sessão plenária do Fórum Econômico Mundial. A fala de Bolsonaro está prevista para ocorrer a partir das 12h30 (horário de Brasília).
Ao desembarcar nesta segunda-feira (21) em Davos, o presidente afirmou que fará um discurso "muito curto" e "objetivo" para dizer que o Brasil busca negócios "sem viés ideológico".
Bolsonaro e a comitiva brasileira devem retornar a Brasília na sexta-feira (25). Neste período em que o presidente está fora do país, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, está no comando do Planalto.
O presidente viajou à Suíça acompanhado do filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), e de cinco ministros:
  • Ernesto Araújo (Relações Exteriores)
  • Paulo Guedes (Economia)
  • Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública)
  • Gustavo Bebianno (Secretaria Geral da Presidência)
  • Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional)
Jair Bolsonaro é o quinto presidente brasileiro a participar do Fórum Econômico Mundial desde 1998. Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (1998), Luiz Inácio Lula da Silva (2003, 2005 e 2007), Dilma Rousseff (2014) e Michel Temer (2018) estiveram no encontro durante seus mandatos.