Header Ads Widget

COMO SABER SE A VASILHA PODE IR AO MICRO-ONDAS


1
Mesmo havendo muitas proibições, existem diferentes materiais de pratos e potes que podem entrar no forno de micro-ondas. No entanto, é preciso saber com exatidão quais são os apropriados, caso contrário, pode haver acidentes com o eletrodoméstico e mesmo contaminação dos alimentos, inclusive, quando são os utensílios feitos de plástico que entram no aparelho. No caso dos plásticos, é possível saber se a vasilha pode ir ao micro-ondas observando o símbolo que o recipiente possui.
Como saber se a vasilha pode ir ao micro-ondas
2
Todos os potes, pratos e outros recipientes em plástico devem ter um símbolo de reciclagem, que costuma aparecer como um triângulo de setas, na parte de baixo da embalagem. O número que constar dentro do símbolo é o que indica o tipo de material com o qual foi fabricada a vasilha. Além de observar esse símbolo, para colocar alimentos dentro, é necessário que o pote possua mais um símbolo, o de um copo e garfo, que costuma ficar próximo ao triângulo.
O mais seguro para colocar no micro-ondas são os recipientes que possuem o número cinco dentro do triângulo, pois isso significa que o plástico é polipropileno. Esse material é mais resistente ao calor, assim, o risco das suas substâncias se combinarem com alimentos e líquidos que existem dentro deles é menor. Além disso, para você se certificar que o recipiente é seguro de verdade, confira como está a sua temperatura após sair do forno. Se ele estiver frio é porque pode ser usado sem problemas. No entanto, quando ele começar a ficar gasto é melhor não usá-lo mais no micro-ondas.
4
Quanto aos vidros, o seu uso é mais seguro, mesmo assim, é melhor dar preferência às vasilhas de vidro que sejam refratárias, isso quer dizer que são mais resistentes e vão suportar sem problemas o calor do forno de micro-ondas. Para saber se é um refratário, o mais indicado é conferir as informações da embalagem do produto. Quando há uma tampa de plástico é ali que a informação pode estar. Os outros vidros até podem ir ao eletrodoméstico, mas corre-se o risco de trincarem, ainda mais se for para cozinhar um alimento.